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Organizando seu Projeto

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Mensagem por sweet 08.05.15 18:53

Olá pessoas! Eu venho aqui trazer esse pequeno tutorial de como deixar seu projeto mais organizado, por exemplo não ficar programando o jogo no mesmo script e organizar os resources (Imagens e musicas).

Bom vamos começar pelas imagens e musicas! é bem simples:
Código:
image x = "bg/casa.png"

É só escrever o nome da pasta e colocar essa barra "/" e o nome da imagem com seu formato final, o mesmo ocorre com as músicas. Lembrando que essa pasta deve estar dentro da pasta game!

Agora para organizar os scripts! Esse também é bem simples, mas as vezes eu mesma acabo esquecendo de um ponto crucial nesse processo!
Bem, vocês já devem saber do codigo "Jump" que usamos para pular para uma determinada label, e é com ele que vamos mudar de script também. Bom no seu editor de script você cria uma nova folha de script e nela escreve a label que o jump irá ler e ir até ela:
Código:
label script:
    c "Aqui é o novo script para o qual o jump ira pular!"

Agora antes de testar o jogo você deve salvar o script na pasta game do jogo, mas é aqui o ponto crucial kkk, aqui você deve por um nome no scritp (Pode ser qualquer nome, mas que fique facil de você encontrar, caso queira edita-lo depois) e no final do nome ponha isso: ".rpy".
Se você não mudar isso o jump não irá encontrar seu script! (Eu tive bastante problema por esquecer disso e ficava toda hora procurando um erro onde não tava T-T) 

Eu fico por aqui e espero que eu tenha ajudado alguém  Very Happy Se bem que isso é uma coisa bem simples >< Bye!
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Mensagem por Gerbera 12.05.15 22:09

Eu vivo esquecendo essas coisas quando estou mexendo no script ლ(╹◡╹ლ) fica uma loucura e eu me perco legal, essas dicas simples são as mais importantes. Aliás, quando eu fui aprender a usar o jump eu demorei séculos pra conseguir fazer funfar (eu não sabia nada época (─▽─ ) Eu ficava horas pensando no que tinha de errado e só depois de milênios eu via o erro щ(ಥДಥщ)
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Mensagem por sweet 12.05.15 22:55

Verdade >< mas o negocio com o tempo vira altomatico ^^
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Mensagem por kaitofelipe 27.05.15 12:57

Só para complementar aqui, por que da forma que você colocou ficou um pouco confuso...já que sou lerdo. t.t

Código:
label script:
    jump script2

Somente colocando, por eu ter ficado um tempão tentando entender se tinha que colocar o jump junto de um texto com nome do personagem já que vc colocou
Código:
r "..."
t.t

Fora isso, obrigado, me ajudou pois eu estava tentando descobrir como fazia para separar scripts.

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Mensagem por sweet 27.05.15 16:26

Nada ^^ ainda bem que ajudou, eu também sou um pouco lerda as vezes, e obrigada por complementar isso ><
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Mensagem por williamd1k0 30.08.15 1:24

Complementando essa parte sobre os scripts:
É preciso tomar muito cuidado na hora de criar um arquivo de texto.
Arquivos de texto tem uma formatação específica e o Ren'Py usa UTF-8.
Se vc tentar criar um arquivo de texto no Windows ele automaticamente fica com a formatação ANSI (Windows-1252). Isso pode acontecer dependendo do editor que vc usa.
É muito importante que os scripts rpy estejam em UTF-8.
Antes de começar a escrever no arquivo converta ele para UTF-8, se for converter depois ele pode ter sérios problemas com vários caracteres.
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