Ren'Py Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Editores de texto (código)

2 participantes

Ir para baixo

Editores de texto (código) Empty Editores de texto (código)

Mensagem por williamd1k0 25.04.15 22:19

Vou deixar aqui os editores de texto mais indicados para programar em Ren'Py!

Tirando os padrões já disponibilizados (Editra e JEdit) eu vou citar 3 outros que podem ser usados.
Lembrando que editor de texto pra programador gera discussão do tipo "LoL vs DotA", "biscoito vs bolacha" etc, então cada um testa e usa aquele que sente que é o melhor.

Citando do mais leve (menos recursos/menos uso de CPU e Ram) pro mais pesado (mais recursos/requer PC bão):

1. Notepad++

Esse editor é de longe o mais conhecidos dentre vários tipos de programadores.
Comparando com os padrões do RPY ele é a primeira melhor opção, isso porque ele é o mais leve, mas se tratando de syntax highlight (deixar as palavras coloridas) eu confesso que não sei bem como ele está porque não o uso (direi o porque mais abaixo). No fórum oficial há um tutorial pra ativar o highlight e tal, mas é em inglês, então se alguém puder traduzir e postar no tópico de tutorias seria de grande ajuda (se eu mesmo não o fizer xD).

Link para download: notepad-plus-plus.org/download/
Link do tópico no LS: lemmasoft.renai.us/forums/viewtopic.php?f=51&t=24091&sid=d3e52dcae27f6501c775975b1e872c39/

Imagem exemplo:

2. Sublime Text

O Sublime é basicamente o segundo editor mais famoso, mas ele tem coisas mais interessantes que o Notepad++ e ainda assim é relativamente leve.
O sistema do syntax highlight e snippets (snippets são partes de código prontos para matar tempo) é feito por um plugin desenvolvido por alguém que se intitula Koroshiya. O plugin ainda está em desenvolvimento e por enquanto ainda está bem bagunçado, a função auto-complete dele te joga trocentas palavras sem você nem saber o que é o que e os snippets ainda não estão tão interativos/intuitivos.

Para ativar o plugin é só extrair o release dentro da pasta dos packages:

Caso não esteja usando Windows, é possível acessar essa pasta direto do programa:


Link para download: sublimetext.com/2/
Link para download do plugin (clicar em 'source code zip'): github.com/koroshiya/Sublime-Renpy/releases/

Imagem exemplo:

3. Atom

O Atom é um editor em desenvolvimento ainda, dos mesmos devs do GitHub. Eles está em último nessa lista por ser o mais pesado de todos os outros citados. Isso se deve por ele ser desenvolvido com a base do Chromium (Google Chrome) usando Node.js. Ele é um editor do tipo modular, que você instala plugins que vai usar e desinstala aqueles que não vai usar (Sublime Text e Notepad++ também são assim, mas não são nada intuitivos). Sobre syntax highlight e snippets, bom, o desenvolvedor desse plugin é quem vos fala. Eu comecei a desenvolver esse plugin para uso próprio e lancei ele faz um tempo já. Ele tem os highlights e os snippets estão sendo organizados para auxiliar quem ainda está iniciando com o RPY.
Como é preciso seguir alguns passos para poder usufruir de todos os recursos do plugin, eu vou criar um tutorial separado só pra focar melhor nisso.
Todos os plugins publicados podem ser instalados direto do Atom pesquisando (ex: renpy-language).

Link para download: atom.io/
Link do plugin (informativo): atom.io/packages/language-renpy/

Imagem exemplo:
williamd1k0
williamd1k0
Regular
Regular

Masculino Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/04/2015
Localização : Paraná
Projetos : Ren'Py for Atom

https://github.com/williamd1k0

Ir para o topo Ir para baixo

Editores de texto (código) Empty :D

Mensagem por Matheuscrg 21.10.15 6:53

Gostei bastante, eu usava o Notepad++, mas depois desse tópico vou repensar.

Matheuscrg
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/10/2015
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos