Tela de escolha de episódio/capitúlo

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Tela de escolha de episódio/capitúlo

Mensagem por sweet em 30.05.15 22:59

Oi oi!
Eu venho trazer este tutorial para quem quer dividir seu game em episódios!
Exemplo:


Pra começar abra seu ren'py lógico Razz  e vai no seu script principal:

Código:
#Personagens
define a = Character('Alice')
define b = Character('Barbara')

##Aqui vai desailitar os episódios
label start:
    $ cha01 = True
    $ cha02 = False
    $ cha03 = False
    $ cha04 = False
    $ cha05 = False
    $ cha06 = False
    $ cha07 = False
    $ cha08 = False
    call screen chapter_list
    window show none

 Pode ver que em vez de começar minha história na label start, eu marquei várias variavels como false, elas são para indicar começo de jogo, e que você só pode acessar cada episódio depois de outro episódio e o primeiro deve estar como "True"! E a tela de capítulos vai ser a primeira a aparecer depois de iniciar o jogo. 

Depois disso, crie um script novo se você quiser organizar tudo, no novo script coloque isso:


Código:
screen chapter_list:
    # Imagem de Fundo.
    add "ui/ch_bg.png"

    imagemap:
        ground "ui/ch_ground.png"
        idle "ui/ch_idle.png"
        hover "ui/ch_hover.png"
      
        # Porque os botões tem transparencia.
        alpha False

        if cha01:
            hotspot (182, 133, 216, 125) action ShowMenu("Capitulo01")
        if cha02:
            hotspot (187, 272, 209, 120) action ShowMenu("Capitulo02")
        if cha03:
            hotspot (186, 398, 209, 122) action ShowMenu("Capitulo03")    
        if cha04:
            hotspot (152, 536, 280, 118) action ShowMenu("Capitulo04")
        if cha05:
            hotspot (612, 137, 234, 124) action ShowMenu("Capitulo05")
        if cha06:
            hotspot (586, 272, 286, 115) action ShowMenu("Capitulo06")
        if cha07:
            hotspot (622, 403, 214, 115) action ShowMenu("Capitulo07")
        if cha08:
            hotspot (586, 533, 286, 124) action ShowMenu("Capitulo08")

 Aqui é o que vai aparecer na tela, escolha um nome 
[ltr]acessível e depois coloque uma imagem de fundo, logo a imagemap e as escolhas e coordenadas de cada botão (o imagemap acho que tem tutorial dele aqui no fórum), depois disso ta quase tudo pronto, é só salvar o script e partir para programar os episódios:[/ltr]



Código:
label Capitulo01:
    scene black
    a "Ola eu me chamo Alice!"
    b "Oh, eu me chamo Barbara!"
    a "Bom te conhecer barbara"
    "Nada haver com os nomes dos cap mas ok"
    $ cha02 = True
    
    
label Capitulo02:
    a "Bem vindo ao capitulo 2 com frases nada haver"
    return



[ltr]No final do capítulo coloque o próximo ep como "True"! E ai é só seguir  Surprised [/ltr]


[ltr]-------------------------------------------------Imagens-----------------------------------------------------------------------------[/ltr]

Imagens Usadas:




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Re: Tela de escolha de episódio/capitúlo

Mensagem por jozilene em 06.06.15 8:24

Olá >.<  eu gostaria de saber como ativar o comando show, deixar as coisa sublinhadas de vermelho e azul ^^

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Re: Tela de escolha de episódio/capitúlo

Mensagem por sweet em 06.06.15 17:50

o show você põe depois de uma label para mostrar alguma imagem (Pelo menos é isso que sei)
e eu não entendi essa do sublinhado

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Re: Tela de escolha de episódio/capitúlo

Mensagem por williamd1k0 em 30.08.15 2:18

Boa explicação sobre o assunto, só tenho alguns adendos:
O "show" é usado para exibir não só imagens, mas também layers.
Sobre esse método, creio que poderia ser feito de uma forma melhor:
Primeiro usando variáveis persistentes, porque senão toda vez que a pessoa reiniciar o jogo vai desabilitar todos os outros capítulos (eu fiz aqui mesmo um tópico sobre persistência de dados).
Segundo, a chamada desse menu de capítulos poderia ter sido feita por um "show", ao invés de "call", por uma questão de organização, já que o "call" é usado como um substituto para métodos e o "show" é usado para layers (a "screen" é uma layer).
E terceiro, sobre o uso do método "ShowMenu()", ele foi destinado a menus no jogo, que geralmente são Screens, e não labels, pra isso tem o método Jump("label"), ou se estiver em um bloco python, o método ui.jumps("label").

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Re: Tela de escolha de episódio/capitúlo

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