Protagonista de Papel ou Não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Protagonista de Papel ou Não?

Mensagem por Kurotsugu-san em 02.09.15 13:03

Sem dúvida nenhuma, o que mais pesa numa história são os personagens, são eles que fazem a trama se desenvolver, interagem com o jogador e expandem suas ideias. E no meio disso tudo, o protagonista é a engrenagem principal. Agora, algumas VNs entregam um personagem sem personalidade, que nos permitem colocarmos nós mesmos nele(True Love, Shuffle), enquanto outras, nos dão um cheio de ideais e pensamentos que em alguns casos nos identificamos(Majikoi, Clannad).

Qual dessas duas fórmulas é a sua favorita? E o que faz um protagonista interessante pra você?

_________________
Tatsuhiko Takimoto escreveu:Quando leio minha história nos dias em que estou de bom humor, penso. “Incrível! Sou um gênio!”
E nos dias que estou deprimido, é sempre, “Sou uma desgraça por ter escrito algo assim! Morra agora mesmo!”
avatar
Kurotsugu-san
Criador do Ren'Py Brasil

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 28/03/2015
Localização : Porto-Alegre - RS

Ver perfil do usuário http://renpybrasil.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Protagonista de Papel ou Não?

Mensagem por Kloson em 02.09.15 13:59

Isso realmente depende da historia em que o protagonista está. E também do objetivo e a intenção dos criadores.

Sobre o personagem sem personalidade, este tipo muitas vezes está ligado a historias que o protagonista é introduzido a um novo meio, e conhece novas pessoas e outros personagens.
Já que o objetivo é você se criar nele, não ficaria interessante se fazer isso em um protagonista já situado que conheça muitas pessoas da história, já que o jogador mesmo não conhece. Claro que conhece pessoas do passado, mas muito provavelmente conhecerá muito mais personagens novos.

Agora sobre as que já possuem personalidade, backstory e objetivos. Dependendo da história, eu acho mais interessante desta forma. Já que assim o jogador poderá conhecer mais e mais as características do protagonista e saber se vai odiá-lo ou se identificar com ele. Combina especialmente em jogos com Storytelling, na qual o objetivo dos criadores é contar uma história, e introduzir o jogador no mesmo, por meio de um personagem, um protagonista.

Mas não podemos apenas escolher uma forma. Jogos Dating Sim por exemplo não combinaria com o segundo tipo de personagem, já que são suas ações que provocam mudanças no enredo, e muitas escolhas são escolhas de gostos, isso não ficaria bem em um personagem já com personalidade e próprios gostos e desgostos. Já que o objetivo do jogo é criar-se.

Agora jogos com Storytelling não funcionaria com um personagem que você deve criar, apesar de sim poder funcionar, a apresentação do universo da história e seus detalhes se atrasariam muito para isto.

Bom esta é minha opinião sobre as duas formas de protagonistas, depende do enredo e do objetivo dos criadores, ou da inovação de uma nova forma de protagonizar.

Kloson.
avatar
Kloson
Moderador

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 25/08/2015
Projetos : Tempo Livre

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum