Ren'Py Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Definindo Imagens Automaticamente

4 participantes

Ir para baixo

Definindo Imagens Automaticamente Empty Definindo Imagens Automaticamente

Mensagem por Kurotsugu-san 25.04.15 23:16

Esse é um dos códigos que considero essencial, por isso trouxe do blog.
Ele vai definir automaticamente todas as imagens que estiverem na pasta do seu jogo, excluindo a necessidade de usar o image x =

Primeiro abra o script.rpy do seu projeto. Em algum lugar do começo dele, coloque:

Código:
init python hide:

    for file in renpy.list_files():
        if file.startswith('PASTA/'):
            if file.endswith('.FORMATO'):
                name = file.replace('PASTA/','').replace('/', ' ').replace('.FORMATO','')
                renpy.image(name, Image(file))
                continue
            continue

Agora, substitua PASTA/ pelo nome da pasta onde estão as imagens que irá usar(dentro da pasta game do seu projeto).
Em seguida, substitua FORMATO pelo formato em que as imagens estão.
Vai ficar algo parecido com isso:

Definindo Imagens Automaticamente Screen%2BShot%2B03-02-15%2Bat%2B04.03%2BPM

No exemplo, eu usei 3 vezes o código, uma é para os personagens em formato PNG e as outras para os Backgrounds em PNG e BMP.

Agora, na minha pasta chars/ há outra pasta chamada suzuha/ e dentro dessa pasta, a imagem sorrindo.png. Para usá-la no jogo, vou usar o seguinte comando:
Código:
   show suzuha sorrindo
Kurotsugu-san
Kurotsugu-san
Criador do Ren'Py Brasil

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 28/03/2015
Localização : Porto-Alegre - RS

http://renpybrasil.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Definindo Imagens Automaticamente Empty Re: Definindo Imagens Automaticamente

Mensagem por jokerbox 30.08.15 15:00

Eu ainda sou novo nisso e queria saber o que tem de errado no meu script:
Código:
# You can place the script of your game in this file.

# Declare images below this line, using the image statement.
init python hide:

    for file in renpy.list_files():
        if file.startswith('chars/'):
            if file.endswith('.png'):
                name = file.replace('chars/','').replace('/', ' ').replace('.png','')
                renpy.image(name, Image(file))
                continue
            continue
    for file in renpy.list_files():
        if file.startswith('chars/'):
            if file.endswith('.gif'):
                name = file.replace('chars/','').replace('/', ' ').replace('.gif','')
                renpy.image(name, Image(file))
                continue
            continue
    for file in renpy.list_files():
        if file.startswith('bgs/'):
            if file.endswith('.png'):
                name = file.replace('bgs/','').replace('/', ' ').replace('.png','')
                renpy.image(name, Image(file))
                continue
            continue
# Declare characters used by this game.
define cellbit = Character('Cellbit', color="#c8ffc8")
define lixo = Character('Alan', color="#c8ffc8")
define felps = Character('Felps', color="#c8ffc8")
# The game starts here.
label start:

    cellbit "Bem-vindo ao meu jogo, aqui quem dita as regras é você"

    e "Once you add a story, pictures, and music, you can release it to the world!"

    return
#Edit Aparece esse erro aqui:
Código:
I'm sorry, but an uncaught exception occurred.

While parsing C:\Users\Ryan\As aventuras de Cellbit/game/script.rpy.
UnicodeDecodeError: 'utf8' codec can't decode byte 0x83 in position 6: invalid start byte

-- Full Traceback ------------------------------------------------------------

Full traceback:
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\bootstrap.py", line 286, in bootstrap
    renpy.main.main()
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\main.py", line 227, in main
    renpy.game.script.load_script() # sets renpy.game.script.
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 177, in load_script
    self.load_appropriate_file(".rpyc", ".rpy", dir, fn, initcode)
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 441, in load_appropriate_file
    if not self.load_file(dir, fn + source, initcode):
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 310, in load_file
    data, stmts = self.load_file_core(dir, fn)
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 250, in load_file_core
    stmts = renpy.parser.parse(fullfn)
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\parser.py", line 2194, in parse
    lines = list_logical_lines(fn, filedata)
  File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\parser.py", line 176, in list_logical_lines
    data = f.read()
  File "/home/tom/ab/x64lucid-deps/install/lib/python2.7/codecs.py", line 671, in read
  File "/home/tom/ab/x64lucid-deps/install/lib/python2.7/codecs.py", line 477, in read
UnicodeDecodeError: 'utf8' codec can't decode byte 0x83 in position 6: invalid start byte

Windows-7-6.1.7601-SP1
Ren'Py 6.17.3.327

jokerbox
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Definindo Imagens Automaticamente Empty Re: Definindo Imagens Automaticamente

Mensagem por Kloson 30.08.15 16:28

Eai amigo, pelas pesquisas que fiz aqui.
Esse erro é o renpy reclamando que o script.rpy não foi codificado em utf8 (Que é o que o renpy usa).

Dependendo do seu editor de texto, pode causar esse tipo de problema.
Qual programa você usa para fazer os códigos?
Kloson
Kloson
Moderador

Masculino Mensagens : 79
Data de inscrição : 25/08/2015
Projetos : Tempo Livre

Ir para o topo Ir para baixo

Definindo Imagens Automaticamente Empty Re: Definindo Imagens Automaticamente

Mensagem por Donmai 17.10.15 18:35

Nas últimas versões do Ren'Py foi introduzida a pasta 'images', que é criada automaticamente junto com cada novo projeto. Qualquer imagem png ou jpg, colocada dentro dessa pasta, não precisa ser declarada. Por exemplo: se você tem, dentro da pasta 'images', uma figura chamada 'mariana feliz.png', e outra chamada 'quarto arrumado.jpg', não precisa declarar essas imagens. Vá direto para
Código:
label start:
    scene "quarto arrumado"
    show "mariana feliz"
    with dissolve
Donmai
Donmai
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Definindo Imagens Automaticamente Empty Re: Definindo Imagens Automaticamente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos