Definindo Imagens Automaticamente
4 participantes
Ren'Py Brasil :: Inicio :: Ren'Py :: Tutoriais
Página 1 de 1
Definindo Imagens Automaticamente
Esse é um dos códigos que considero essencial, por isso trouxe do blog.
Ele vai definir automaticamente todas as imagens que estiverem na pasta do seu jogo, excluindo a necessidade de usar o image x =
Primeiro abra o script.rpy do seu projeto. Em algum lugar do começo dele, coloque:
Agora, substitua PASTA/ pelo nome da pasta onde estão as imagens que irá usar(dentro da pasta game do seu projeto).
Em seguida, substitua FORMATO pelo formato em que as imagens estão.
Vai ficar algo parecido com isso:
No exemplo, eu usei 3 vezes o código, uma é para os personagens em formato PNG e as outras para os Backgrounds em PNG e BMP.
Agora, na minha pasta chars/ há outra pasta chamada suzuha/ e dentro dessa pasta, a imagem sorrindo.png. Para usá-la no jogo, vou usar o seguinte comando:
Ele vai definir automaticamente todas as imagens que estiverem na pasta do seu jogo, excluindo a necessidade de usar o image x =
Primeiro abra o script.rpy do seu projeto. Em algum lugar do começo dele, coloque:
- Código:
init python hide:
for file in renpy.list_files():
if file.startswith('PASTA/'):
if file.endswith('.FORMATO'):
name = file.replace('PASTA/','').replace('/', ' ').replace('.FORMATO','')
renpy.image(name, Image(file))
continue
continue
Agora, substitua PASTA/ pelo nome da pasta onde estão as imagens que irá usar(dentro da pasta game do seu projeto).
Em seguida, substitua FORMATO pelo formato em que as imagens estão.
Vai ficar algo parecido com isso:
No exemplo, eu usei 3 vezes o código, uma é para os personagens em formato PNG e as outras para os Backgrounds em PNG e BMP.
Agora, na minha pasta chars/ há outra pasta chamada suzuha/ e dentro dessa pasta, a imagem sorrindo.png. Para usá-la no jogo, vou usar o seguinte comando:
- Código:
show suzuha sorrindo
Re: Definindo Imagens Automaticamente
Eu ainda sou novo nisso e queria saber o que tem de errado no meu script:
- Código:
# You can place the script of your game in this file.
# Declare images below this line, using the image statement.
init python hide:
for file in renpy.list_files():
if file.startswith('chars/'):
if file.endswith('.png'):
name = file.replace('chars/','').replace('/', ' ').replace('.png','')
renpy.image(name, Image(file))
continue
continue
for file in renpy.list_files():
if file.startswith('chars/'):
if file.endswith('.gif'):
name = file.replace('chars/','').replace('/', ' ').replace('.gif','')
renpy.image(name, Image(file))
continue
continue
for file in renpy.list_files():
if file.startswith('bgs/'):
if file.endswith('.png'):
name = file.replace('bgs/','').replace('/', ' ').replace('.png','')
renpy.image(name, Image(file))
continue
continue
# Declare characters used by this game.
define cellbit = Character('Cellbit', color="#c8ffc8")
define lixo = Character('Alan', color="#c8ffc8")
define felps = Character('Felps', color="#c8ffc8")
# The game starts here.
label start:
cellbit "Bem-vindo ao meu jogo, aqui quem dita as regras é você"
e "Once you add a story, pictures, and music, you can release it to the world!"
return
- Código:
I'm sorry, but an uncaught exception occurred.
While parsing C:\Users\Ryan\As aventuras de Cellbit/game/script.rpy.
UnicodeDecodeError: 'utf8' codec can't decode byte 0x83 in position 6: invalid start byte
-- Full Traceback ------------------------------------------------------------
Full traceback:
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\bootstrap.py", line 286, in bootstrap
renpy.main.main()
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\main.py", line 227, in main
renpy.game.script.load_script() # sets renpy.game.script.
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 177, in load_script
self.load_appropriate_file(".rpyc", ".rpy", dir, fn, initcode)
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 441, in load_appropriate_file
if not self.load_file(dir, fn + source, initcode):
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 310, in load_file
data, stmts = self.load_file_core(dir, fn)
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\script.py", line 250, in load_file_core
stmts = renpy.parser.parse(fullfn)
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\parser.py", line 2194, in parse
lines = list_logical_lines(fn, filedata)
File "C:\Users\Ryan\Desktop\jogos\renpy-6.17.3-sdk\renpy\parser.py", line 176, in list_logical_lines
data = f.read()
File "/home/tom/ab/x64lucid-deps/install/lib/python2.7/codecs.py", line 671, in read
File "/home/tom/ab/x64lucid-deps/install/lib/python2.7/codecs.py", line 477, in read
UnicodeDecodeError: 'utf8' codec can't decode byte 0x83 in position 6: invalid start byte
Windows-7-6.1.7601-SP1
Ren'Py 6.17.3.327
jokerbox- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2015
Re: Definindo Imagens Automaticamente
Eai amigo, pelas pesquisas que fiz aqui.
Esse erro é o renpy reclamando que o script.rpy não foi codificado em utf8 (Que é o que o renpy usa).
Dependendo do seu editor de texto, pode causar esse tipo de problema.
Qual programa você usa para fazer os códigos?
Esse erro é o renpy reclamando que o script.rpy não foi codificado em utf8 (Que é o que o renpy usa).
Dependendo do seu editor de texto, pode causar esse tipo de problema.
Qual programa você usa para fazer os códigos?
Kloson- Moderador
- Mensagens : 79
Data de inscrição : 25/08/2015
Projetos : Tempo Livre
Re: Definindo Imagens Automaticamente
Nas últimas versões do Ren'Py foi introduzida a pasta 'images', que é criada automaticamente junto com cada novo projeto. Qualquer imagem png ou jpg, colocada dentro dessa pasta, não precisa ser declarada. Por exemplo: se você tem, dentro da pasta 'images', uma figura chamada 'mariana feliz.png', e outra chamada 'quarto arrumado.jpg', não precisa declarar essas imagens. Vá direto para
- Código:
label start:
scene "quarto arrumado"
show "mariana feliz"
with dissolve
Donmai- Iniciante
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/10/2015
Ren'Py Brasil :: Inicio :: Ren'Py :: Tutoriais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|