Ren'Py Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais programas vocês usam?

+2
Kloson
Silyn
6 participantes

Ir para baixo

Quais programas vocês usam? Empty Quais programas vocês usam?

Mensagem por Silyn 18.09.15 18:07

Hello pessoas!
Estou um pouco curiosa sobre que programas as pessoas usam em geral. Afinal, Ren'py não é a única ferramenta que existe para criar VNs, Word não é o único programa de edição de texto e photoshop não é o único programa usado para editar imagens!
Eu pensei em fazer esse tópico porque outro dia estava conversando com um colega e ele disse que tinha extrema dificuldade para usar o Photoshop para editar imagens, e quando perguntei porque não usava outro programa ele meio que me olhou com uma cara de peixe morto e disse: "EXISTEM outros programas???"... Pois é.
A intenção desse tópico é expor outros programas que podemos usar na criação de VN/GUI/texto/imagens que talvez outras pessoas ainda não conheçam, e quem sabe, talvez isso ajude o próximo que está tentando aprender como usar um photoshop/ren'py da vida e está apanhando ou talvez você simplesmente ache um novo programa favorito!

Editores de Texto:  

Word: Bom, acho que todo mundo conhece o Word, não? Um programa bem simples de se utilizar, sem muitos mistérios. Não tenho muito a dizer sobre o programa, afinal ele é bem conhecido, mas costumo mais usar ele como programa de edição de texto mesmo, ao invés de escrever a história direto nele.

Focus Writer: é nesse programa que eu costumo escrever minhas histórias e eu adoro ele, porque? Bom, primeiro ele é grátis, então sempre que mudo de pc sem o pacote do office e só entrar no site e baixar ele sem complicações.
Segundo, ele é super customizavel, o que pode ajudar bastante a entrar no clima quando você for escrever uma história de terror ou suspense, deixando você colocar um background macabro para te ajudar a escrever aquelas cenas com clima de tensão, ou fundo mais dinâmico para quando for escrever cenas de luta ou de aventura.
Terceiro, você pode colocar o som de uma máquina de escrever quando estiver digitando, e talvez isso pareça meio bobo, mas os sons me ajudam a entrar no clima de "estou escrevendo agora, e vou continuar por um bom tempo" ao invés de escrever três linhas e depois ficar olhando para o documento em branco tentando pensar no que mais escrever.
E por último... Eu posso desligar a correção automática! Outra coisa que parece boba pra? Porque isso me ajuda bastante. Quando estou escrevendo no Word e aquelas linhas vermelhas aparecem fico agoniada, então sempre que vejo uma, minha reação imediata é corrigir o erro... O que pode acabar com o meu ritmo da escrita. Imagine, estar escrevendo uma cena super emocionante, totalmente concentrado, quando uma linha vermelha aleatória aparece... Logicamente, você vai e corrige o erro, mas isso geralmente acaba com a sua concentração e você perde a imersão que estava tendo enquanto escrevia a cena... Chato, né?
Então, geralmente eu faço o rascunho da minha história no Focus Writer, copio e colo no Word e depois edito todos os erros. Escrevo muito mais rápido desse jeito.

Editores de Imagens:

Photoshop: De novo, um programa que quase todo mundo deve conhecer. Eu uso photoshop desde os 11 de idade, então dá para imaginar que eu sei usar bastante ele. O photoshop é um ótimo editor de imagem e uma ferramenta superpotente... Talvez até potente demais para alguém que nunca tenha usado um programa de edição de imagem antes.
Ele também é um programa bem pesado, e provavelmente trava bastante em computadores antigos. Ele tem milhões de ferramentas, o que é útil para alguém que sabe o que está fazendo, mas se a pessoa está começando, provavelmente vai acabar se enrolando.
Existem vários tutoriais para o PS, então se tiver paciência (e dinheiro porque o PS e bem carinho...) vai acabar aprendendo a usar uma hora ou outra.
Eu uso o PS para fazer o design do GUI das minhas VNs, e para fazer signs quando a vontade bate... Também uso ele para editar fotos e fazer planos de fundo para VNs, mas se for para desenhar ou pintar, prefiro programas mais simples.

Paint Tool Sai: Um dos meus programas favoritos para pintar, inventar brushes e fazer lineart. Ele tem um ótimo estabilizador, então suas linhas saem super bonitas quando você usa uma mesa digitalizadora, e é bem mais barato que o PS. A má noticia e que só tem SAI pra Windows, então pessoas que tem Mac ou Linux provavelmente não vão conseguir aproveitar muito. A interface não e tão bonita quanto a de outros programas, mas isso não me incomoda muito.

GIMP: Basicamente um copycat do Photoshop que só tem as ferramentas básicas e é de graça. Por um lado, ele e MUITO mais fácil de se usar que o PS, mas por outro, talvez você sinta que algumas coisas estão faltando, mas hey, de graça é de graça, né? E pelo que vi na net, ele tem um bom número de tutorias flutuando por aí, então se estiver pensando em comprar o PS mas quiser ter uma ideia do que esperar primeiro, pode tentar o GIMP.

MediaBang Paint/CloudAlpaca: MediaBang Paint, anteriormente conhecido como "CloudAlpaca" é o programa de desenho que uso atualmente e estou adorando ele completamente. O programa é grátis, os brushes são bem fáceis de se customizar e a interface é bonita e simples de se entender (bom, pelo menos para mim é). Fiz um doodle nele hoje de 15 minutos (17 minutos para ser exata, 2 minutos no rascunho e 15 pintando... Eu sou lerda pintando :/) o desenho foi mais para testar um brush novo de pintar que eu fiz do que para treinar mesmo, mas quem caso quiserem ver o desenho, ele está no spoiler. O lado ruim do programa e que não tem muitas tutorias na net... Ou pelo menos eu não achei. Tem um ou outro em inglês no Deviantart que deve ajudar você a entender os básicos se decidir usar o programa.

Spoiler:

OpenCanvas: Disponível somente no Windows, infelizmente. Uma amiga me deu ele de presente no Steam ano passado, mas não cheguei a usar muito. Achei ele um bom programa para fazer rascunho e os linearts que eu fiz nele saíram bem decentes, mas lembro de não ter gostado muito das ferramentas de pintura. Como ele está disponível no Steam as pessoas que não tem cartão de credito podem comprar ele por boleto bancário e eu vi alguns tutorias dele por aí na net. Caso estiverem interessados tem um lineart antigo que fiz e que eu nunca cheguei a colorir no spoiler abaixo.

Spoiler:


Mischief: Um programa com um canvas infinito, o que permite que você de zoom infinitamente, podendo fazer desenhos com milhões e milhões de detalhes. Não cheguei a comprar o Mischief mas lembro que gostava bastante de usar o demo para fazer estudos de anatomia, aqueles brushes de lápis são os melhores que já vi em todos os programas de desenhar que já usei. Ele também não chega a ser caro, o que talvez o torne boa opção para você.

Criação de VNs/Historias Interativas:

Ren'py: Bom, se você está nesse fórum acho MUITO difícil você não conhecer o Ren'py, ele é um dos programas mais fáceis que vi por aí para montar uma VN e hey, ele é de graça o que sempre e uma boa coisa em minha opinião.  

Novelty: Nunca cheguei a usar, mas vi um monte de gente que prefere o Novelty do que o Ren'py porque dizem precisar ter menos conhecimento de programação...

Twine: Um programa que serve mais para criar uma história interativa do que uma própria VN... E que pode ser extremamente útil para planejar uma história com escolhas! Eu escrevi toda a minha outline da minha VN, Fade to Black, no Twine antes de passar para o ren'py para poder testar as escolhas e tudo mais, o que me ajudou bastante. E hey, se não souber desenhar ou programar e mesmo assim quiser fazer uma história interativa o Twine é uma ótima opção, ainda mais que ele gera uma página da web com a sua história quando terminar e quiser salvar. E o programa é grátis! Yay!

--------------------------------------------------------------------------------

Esses não chegam a ser todos os programas que conheço, e sim os programas que eu usei. E vocês? Quais programas usam ou usaram para fazer uma VN? Ou simplesmente quando querem desenhar/escrever/etc? Não cheguei a colocar editor de som/vídeo por que faz tempo que não mecho com essas coisas então achei melhor deixar quieto, mas se tiverem opiniões podem deixar elas aqui o/

Espero que tenha sido util ou pelo menos informativo.
Silyn
Silyn
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 13
Data de inscrição : 03/09/2015
Localização : Behind you, obviously.
Projetos : City of White

Ir para o topo Ir para baixo

Quais programas vocês usam? Empty Re: Quais programas vocês usam?

Mensagem por Kloson 19.09.15 2:47

Como um usuario de Linux eu uso os seguintes programas:

Abiword - Programa equivalente ao Word ou LibreOffice, escrevo todas as minhas histórias, textos, cartas e VN's nele. É bem completo para mim, tem todas as funções que eu poderia utilizar.

PyRoom - Muito bom para escrever coisas sem interfaces e interrupções, com uma tela preta para ajudar os olhos.

FocusWrite - Muito bom também, sem distrações.

Photoshop e Gimp - Meus únicos editores de imagem, faço umas interfaces e menus se precisar neles.

Sublime Text - Meu principal Editor de Código, realmente seu modo me agrada e agrada meus olhos.

Novelty - Já testei e não aprovei, sua programação por blocos não é ruim, porém seu modo de organização de arquivos e o adicionamento de novas imagens dá uma grande dor de cabeça. E também a programação em blocos oferece poucas possibilidades, porém não impede uma pessoa a criar uma visual novel.

Renpy - Considero a melhor ferramento de criação de Visual Novel, sempre ou pelo menos até lançarem outra.

E é isso, gostei sobre as novas ferramentos que falou, muito bom Silyn :3
Kloson
Kloson
Moderador

Masculino Mensagens : 79
Data de inscrição : 25/08/2015
Projetos : Tempo Livre

Ir para o topo Ir para baixo

Quais programas vocês usam? Empty Re: Quais programas vocês usam?

Mensagem por Kurotsugu-san 22.09.15 17:37

A maioria das edições de imagens uso o Adobe Illustrator, Photoshop até o Paint de vez em quando.

Pra criar uns backgrounds também ando usando o Sketchup, que apesar de um pouco complicado de se usar, tem um resultado bastante satisfatório.

Editor de texto eu uso o grande bloco de notas do Windows, simples e prático.
Kurotsugu-san
Kurotsugu-san
Criador do Ren'Py Brasil

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 28/03/2015
Localização : Porto-Alegre - RS

http://renpybrasil.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Quais programas vocês usam? Empty Re: Quais programas vocês usam?

Mensagem por williamd1k0 23.09.15 0:06

Pra ilustração (apesar de eu não desenhar faz um tempinho) eu uso mais o Manga Studio 5, ele roda melhor que o Photoshop que é um grande consumidor de memória Ram :v

Pra VN eu prefiro Ren'py porque me sinto mais livre pra criar, não tenho nada contra os outros do tipo WYSIWYG, que facilitam tudo e tal, mas prefiro programar.

Pra programar depende do que estou programando. Sublime Text realmente é uma mão na roda, monokai é uma das melhores coisas que já inventaram. Mas pra Ren'Py eu uso o Atom, eu até já expliquei o porque em outro tópico aqui.

https://renpybrasil.forumeiro.com/t19-editores-de-texto-codigo

williamd1k0
williamd1k0
Regular
Regular

Masculino Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/04/2015
Localização : Paraná
Projetos : Ren'Py for Atom

https://github.com/williamd1k0

Ir para o topo Ir para baixo

Quais programas vocês usam? Empty Re: Quais programas vocês usam?

Mensagem por Matheuscrg 22.10.15 12:09

Para pixel art eu uso o pixel edit, editores de fotos uso GIMP, photoifltre e Photoscape.
Para vídeos uso o Filmora e Camtasia.

Matheuscrg
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/10/2015
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Quais programas vocês usam? Empty Re: Quais programas vocês usam?

Mensagem por tainapsilva 30.04.16 22:01

Eu sou simples e não sei também usar muita coisa

Imagens eu uso: Paint, Photoscape e GIMP desses meu favorito é o Photoscape ah é uso o Photoshop Online. Tem também o Infanview para PSD

Sendo que eu sempre tenho uma imagem totalmente em Png, assim eu jogo qualquer coisa em cima dela é o fundo, bem fica em png, pra mim é mais pratico.

Escrita muito mesmo pela rapidez e costume do blog, as vezes o blog mesmo, o rascunho quando tenho uma ideia que não posso deixar passar e o Bloco de Notas, por abrir rápido.

Novelity ja tentei mas como o comentário acima disse é um negoço estranho por as imagens nele, então como o Renpy sempre esteve em primeiro lugar fui de vez para ele.

tainapsilva
tainapsilva
Regular
Regular

Feminino Mensagens : 22
Data de inscrição : 30/06/2015
Localização : Rio de janeiro
Projetos : Um Otome visual novel

http://visualnoveleoutrosgames.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Quais programas vocês usam? Empty Re: Quais programas vocês usam?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos