Dúvidas texto e caixa de texto
2 participantes
Ren'Py Brasil :: Inicio :: Ren'Py :: Dúvidas
Página 1 de 1
Dúvidas texto e caixa de texto
Olá! Sou nova no fórum e já aprendi muito lendo tudo que tem por aqui. Tenho algumas dúvidas básicas, mas pra mim, que sou leiga no assunto, será de grande ajuda se alguém me responder:
Primeiro: Como posso colocar contorno no texto? Se eu quiser, por exemplo, que meu texto seja branco com o contorno rosa, como eu posso fazer isso?
Segundo: Como faço para o texto aparecer devagar na tela? Eu sei colocar o texto no meio da tela sem a caixa de dialogo, usando o comando "show text". Mas o texto aparece direto na tela, eu gostaria que ele fosse aparecendo devagar... (Não sei se deu pra entender, mas enfim -qq)
Terceiro: como faço para que o texto vá aparecendo como se tivesse sendo escrito na caixa de diálogo? O Ren'py faz o texto todo aparecer direto na caixa de diálogo, eu queria que fosse aparecendo mais ou menos como nesse vídeo:
Desde já eu agradeço muito a quem me ajudar!
Primeiro: Como posso colocar contorno no texto? Se eu quiser, por exemplo, que meu texto seja branco com o contorno rosa, como eu posso fazer isso?
Segundo: Como faço para o texto aparecer devagar na tela? Eu sei colocar o texto no meio da tela sem a caixa de dialogo, usando o comando "show text". Mas o texto aparece direto na tela, eu gostaria que ele fosse aparecendo devagar... (Não sei se deu pra entender, mas enfim -qq)
Terceiro: como faço para que o texto vá aparecendo como se tivesse sendo escrito na caixa de diálogo? O Ren'py faz o texto todo aparecer direto na caixa de diálogo, eu queria que fosse aparecendo mais ou menos como nesse vídeo:
Desde já eu agradeço muito a quem me ajudar!
Lissah- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Dúvidas texto e caixa de texto
Bom, vamos pela ordem:
Primeiro - Contorno no texto:
Pra adicionar contorno (ou sombra), vc usa o atributo 'outlines' dos estilos (style).
No arquivo de configurações (options.rpy) vc pode colocar dessa forma:
Sendo:
"estilo_para_alterar": o nome do estilo que deseja colocar o contorno.
"tamanho": o tamanho da espessura do contorno (número).
"cor hex": a cor do contorno (hexadecimal).
"xoffset": alinhamento do contorno no eixo X (zero é o centro).
"yoffset": alinhamento do contorno no eixo Y (zero é o centro).
Exemplo usando o estilo padrão (default) e com a cor rosa:
O estilo default altera todos os contornos, inclusive de menus, telas de configurações etc.
Se vc quiser alterar os textos individualmente, precisa usar o estilo pra cada um, por exemplo, na seguinte imagem, só é alterado os contornos dos diálogos:
Imagem do código para melhor visualização:
Os estilos alterados são: nvl_dialogue (diálogo NVL), say_dialogue (diálogo comum), centered_text (texto centralizado).
Vou deixar um link com todos os estilos possíveis que tem no Ren'Py, caso queira alterar outros (na base da tentativa e erro mesmo): Lista de estilos
Segundo - Texto centralizado:
Não se deve usar "show text" para diálogos, isso porque você vai ter que dar "hide" toda vez, para usar diálogo centralizado basta usar um "personagem" padrão chamado "centered".
Só isso já é o suficiente:
Terceiro - Velocidade do texto:
Isso é bem simples, basta encontrar no arquivo "options.rpy" o seguinte trecho:
E então alterar o número para uma velocidade diferente, por exemplo:
É isso, caso tenha alguma dúvida é só responder
Primeiro - Contorno no texto:
Pra adicionar contorno (ou sombra), vc usa o atributo 'outlines' dos estilos (style).
No arquivo de configurações (options.rpy) vc pode colocar dessa forma:
- Código:
style.estilo_para_alterar.outlines = [ (tamanho, "cor hex", xoffset, yoffset) ]
Sendo:
"estilo_para_alterar": o nome do estilo que deseja colocar o contorno.
"tamanho": o tamanho da espessura do contorno (número).
"cor hex": a cor do contorno (hexadecimal).
"xoffset": alinhamento do contorno no eixo X (zero é o centro).
"yoffset": alinhamento do contorno no eixo Y (zero é o centro).
Exemplo usando o estilo padrão (default) e com a cor rosa:
- Código:
style.default.outlines = [ (1, "#de53d4", 0, 0) ]
O estilo default altera todos os contornos, inclusive de menus, telas de configurações etc.
Se vc quiser alterar os textos individualmente, precisa usar o estilo pra cada um, por exemplo, na seguinte imagem, só é alterado os contornos dos diálogos:
Imagem do código para melhor visualização:
Os estilos alterados são: nvl_dialogue (diálogo NVL), say_dialogue (diálogo comum), centered_text (texto centralizado).
Vou deixar um link com todos os estilos possíveis que tem no Ren'Py, caso queira alterar outros (na base da tentativa e erro mesmo): Lista de estilos
Segundo - Texto centralizado:
Não se deve usar "show text" para diálogos, isso porque você vai ter que dar "hide" toda vez, para usar diálogo centralizado basta usar um "personagem" padrão chamado "centered".
- Código:
centered "Texto centralizado!"
Só isso já é o suficiente:
Terceiro - Velocidade do texto:
Isso é bem simples, basta encontrar no arquivo "options.rpy" o seguinte trecho:
- Código:
config.default_text_cps = 0
E então alterar o número para uma velocidade diferente, por exemplo:
- Código:
config.default_text_cps = 30
É isso, caso tenha alguma dúvida é só responder
Re: Dúvidas texto e caixa de texto
Muuuito obrigada, cara! Me ajudou muito, tudo super detalhadinho, não tem como errar, rs. Qualquer coisa eu volto aqui, mas acho que não será preciso. Vlw
Lissah- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Dúvidas texto e caixa de texto
Então... Eu sou bem leiga no programa, se possível gostaria de sabem em que lugar eu devo colocar esse código:
# Text outlines
style.nvl_dialogue.outlines = [(1,"de53d4",0,0)]
style.say_dialogue.outlines = [(1,"de53d4",0,0)]
Eu procurei lá, mas não achei nada do tipo, tentei colocar em algum lugar lá -que eu achei que era o local adequado-, mas não teve efeito nenhum no texto, continuou normal.
A velocidade do texto que você citou, é o que faz o texto aparecer na caixa de diálogo igual o vídeo?
# Text outlines
style.nvl_dialogue.outlines = [(1,"de53d4",0,0)]
style.say_dialogue.outlines = [(1,"de53d4",0,0)]
Eu procurei lá, mas não achei nada do tipo, tentei colocar em algum lugar lá -que eu achei que era o local adequado-, mas não teve efeito nenhum no texto, continuou normal.
A velocidade do texto que você citou, é o que faz o texto aparecer na caixa de diálogo igual o vídeo?
Lissah- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Dúvidas texto e caixa de texto
Então, isso vc pode colocar em qualquer lugar dos arquivos/scripts na verdade, só que dependendo da forma que vc colocar pode não dar certo mesmo.
Se vc é bem leiga talvez não tenha conhecimento sobe os blocos "init".
Pra não zoar o arquivo options.rpy, vá até o fim dele e deixe dessa forma:
init: bloco que é executado antes de começar o jogo.
-2: um número de prioridade, quanto menor ele for, mais antecipadamente ele acontece.
python: bloco para usar a linguagem python.
A velocidade do texto é exatamente com no vídeo sim.
Se vc é bem leiga talvez não tenha conhecimento sobe os blocos "init".
Pra não zoar o arquivo options.rpy, vá até o fim dele e deixe dessa forma:
- Código:
init -2 python:
style.nvl_dialogue.outlines = [(1,"de53d4",0,0)]
style.say_dialogue.outlines = [(1,"de53d4",0,0)]
init: bloco que é executado antes de começar o jogo.
-2: um número de prioridade, quanto menor ele for, mais antecipadamente ele acontece.
python: bloco para usar a linguagem python.
A velocidade do texto é exatamente com no vídeo sim.
Re: Dúvidas texto e caixa de texto
Olá, agora deu super certo o contorno do texto. Muito obrigada.
Porém, o texto ainda está aparecendo direto na caixa de diálogo, ele não fica igual o do vídeo que vai aparecendo como se estivesse escrevendo na caixa de diálogo. Ele não dá nenhum erro, apenas não tem nenhum efeito :/
Porém, o texto ainda está aparecendo direto na caixa de diálogo, ele não fica igual o do vídeo que vai aparecendo como se estivesse escrevendo na caixa de diálogo. Ele não dá nenhum erro, apenas não tem nenhum efeito :/
Lissah- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Dúvidas texto e caixa de texto
Isso pode ser por causa da persistência, só abra o Ren'Py e clique em Delete Persistent e depois rode o jogo.
Re: Dúvidas texto e caixa de texto
Funcionou! Obrigada de novo pela ajuda e paciência, minhas dúvidas foram todas esclarecidas.
Lissah- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2015
Tópicos semelhantes
» Posição do texto, cor do texto, fontes e zoom
» Editores de texto (código)
» Posição do diálogo, Medidor de afinidade, Caixa com informações, Menu da seleção e Botões in-game
» Editores de texto (código)
» Posição do diálogo, Medidor de afinidade, Caixa com informações, Menu da seleção e Botões in-game
Ren'Py Brasil :: Inicio :: Ren'Py :: Dúvidas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|