Tela de escolha de episódio/capitúlo
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Tela de escolha de episódio/capitúlo
Oi oi!
Eu venho trazer este tutorial para quem quer dividir seu game em episódios!
Pra começar abra seu ren'py lógico e vai no seu script principal:
Pode ver que em vez de começar minha história na label start, eu marquei várias variavels como false, elas são para indicar começo de jogo, e que você só pode acessar cada episódio depois de outro episódio e o primeiro deve estar como "True"! E a tela de capítulos vai ser a primeira a aparecer depois de iniciar o jogo.
Depois disso, crie um script novo se você quiser organizar tudo, no novo script coloque isso:
Aqui é o que vai aparecer na tela, escolha um nome
[ltr]acessível e depois coloque uma imagem de fundo, logo a imagemap e as escolhas e coordenadas de cada botão (o imagemap acho que tem tutorial dele aqui no fórum), depois disso ta quase tudo pronto, é só salvar o script e partir para programar os episódios:[/ltr]
[ltr]No final do capítulo coloque o próximo ep como "True"! E ai é só seguir [/ltr]
[ltr]-------------------------------------------------Imagens-----------------------------------------------------------------------------[/ltr]
Eu venho trazer este tutorial para quem quer dividir seu game em episódios!
- Exemplo:
Pra começar abra seu ren'py lógico e vai no seu script principal:
- Código:
#Personagens
define a = Character('Alice')
define b = Character('Barbara')
##Aqui vai desailitar os episódios
label start:
$ cha01 = True
$ cha02 = False
$ cha03 = False
$ cha04 = False
$ cha05 = False
$ cha06 = False
$ cha07 = False
$ cha08 = False
call screen chapter_list
window show none
Pode ver que em vez de começar minha história na label start, eu marquei várias variavels como false, elas são para indicar começo de jogo, e que você só pode acessar cada episódio depois de outro episódio e o primeiro deve estar como "True"! E a tela de capítulos vai ser a primeira a aparecer depois de iniciar o jogo.
Depois disso, crie um script novo se você quiser organizar tudo, no novo script coloque isso:
- Código:
screen chapter_list:
# Imagem de Fundo.
add "ui/ch_bg.png"
imagemap:
ground "ui/ch_ground.png"
idle "ui/ch_idle.png"
hover "ui/ch_hover.png"
# Porque os botões tem transparencia.
alpha False
if cha01:
hotspot (182, 133, 216, 125) action ShowMenu("Capitulo01")
if cha02:
hotspot (187, 272, 209, 120) action ShowMenu("Capitulo02")
if cha03:
hotspot (186, 398, 209, 122) action ShowMenu("Capitulo03")
if cha04:
hotspot (152, 536, 280, 118) action ShowMenu("Capitulo04")
if cha05:
hotspot (612, 137, 234, 124) action ShowMenu("Capitulo05")
if cha06:
hotspot (586, 272, 286, 115) action ShowMenu("Capitulo06")
if cha07:
hotspot (622, 403, 214, 115) action ShowMenu("Capitulo07")
if cha08:
hotspot (586, 533, 286, 124) action ShowMenu("Capitulo08")
Aqui é o que vai aparecer na tela, escolha um nome
[ltr]acessível e depois coloque uma imagem de fundo, logo a imagemap e as escolhas e coordenadas de cada botão (o imagemap acho que tem tutorial dele aqui no fórum), depois disso ta quase tudo pronto, é só salvar o script e partir para programar os episódios:[/ltr]
- Código:
label Capitulo01:
scene black
a "Ola eu me chamo Alice!"
b "Oh, eu me chamo Barbara!"
a "Bom te conhecer barbara"
"Nada haver com os nomes dos cap mas ok"
$ cha02 = True
label Capitulo02:
a "Bem vindo ao capitulo 2 com frases nada haver"
return
[ltr]No final do capítulo coloque o próximo ep como "True"! E ai é só seguir [/ltr]
[ltr]-------------------------------------------------Imagens-----------------------------------------------------------------------------[/ltr]
- Imagens Usadas:
sweet- Regular
- Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/04/2015
Projetos : First Love
Re: Tela de escolha de episódio/capitúlo
Olá >.< eu gostaria de saber como ativar o comando show, deixar as coisa sublinhadas de vermelho e azul ^^
jozilene- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/06/2015
Re: Tela de escolha de episódio/capitúlo
o show você põe depois de uma label para mostrar alguma imagem (Pelo menos é isso que sei)
e eu não entendi essa do sublinhado
e eu não entendi essa do sublinhado
sweet- Regular
- Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/04/2015
Projetos : First Love
Re: Tela de escolha de episódio/capitúlo
Boa explicação sobre o assunto, só tenho alguns adendos:
O "show" é usado para exibir não só imagens, mas também layers.
Sobre esse método, creio que poderia ser feito de uma forma melhor:
Primeiro usando variáveis persistentes, porque senão toda vez que a pessoa reiniciar o jogo vai desabilitar todos os outros capítulos (eu fiz aqui mesmo um tópico sobre persistência de dados).
Segundo, a chamada desse menu de capítulos poderia ter sido feita por um "show", ao invés de "call", por uma questão de organização, já que o "call" é usado como um substituto para métodos e o "show" é usado para layers (a "screen" é uma layer).
E terceiro, sobre o uso do método "ShowMenu()", ele foi destinado a menus no jogo, que geralmente são Screens, e não labels, pra isso tem o método Jump("label"), ou se estiver em um bloco python, o método ui.jumps("label").
O "show" é usado para exibir não só imagens, mas também layers.
Sobre esse método, creio que poderia ser feito de uma forma melhor:
Primeiro usando variáveis persistentes, porque senão toda vez que a pessoa reiniciar o jogo vai desabilitar todos os outros capítulos (eu fiz aqui mesmo um tópico sobre persistência de dados).
Segundo, a chamada desse menu de capítulos poderia ter sido feita por um "show", ao invés de "call", por uma questão de organização, já que o "call" é usado como um substituto para métodos e o "show" é usado para layers (a "screen" é uma layer).
E terceiro, sobre o uso do método "ShowMenu()", ele foi destinado a menus no jogo, que geralmente são Screens, e não labels, pra isso tem o método Jump("label"), ou se estiver em um bloco python, o método ui.jumps("label").
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