Ren'Py Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

4 participantes

Ir para baixo

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python) Empty Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

Mensagem por williamd1k0 17.09.15 17:19

Aqui está um código para explicar o conceito das variáveis e como são criadas na linguagem Python.

Depois de ler o código, experimente testá-lo.

Versão com "corzinha": http://williamd1k0.github.io/renpysnippets/?snippet=python_variaveis.py

Spoiler:

Por motivos didáticos, o seguinte código vai lançar 2 erros. Teste para ver quais erros são, é muito importante saber interpretar um treceback de erros para poder saber como arrumar.

O primeiro erro é porque o código trabalha com acentos e precisa definir a codificação antes.
Pra resolver isso, basta colocar a seguinte linha na primeira linha do código:

Código:
# -*- encoding: utf-8 -*-

Arrume e teste novamente, vai gerar um novo erro.
Se você já leu o código, sabe que o erro é na parte da string multi-linha.
Mas primeiro dê uma olhada no traceback:

Ele informa que o erro está na linha 48 e ainda mostra a posição exata do erro.
Nem sempre isso ocorre, mas como é um erro bem simples ele consegue mostrar com facilidade.
A mensagem do erro é "EOL while scanning string literal".
EOL é uma sigla para End Of Line, ou seja, deu erro escaneando o fim da linha.

Como o erro foi forçado, basta comentar as linhas 48 e 49 e aí nada errado acontece.

Mas nessa execução você repara que literalmente nada acontece. Isso porque você não mandou fazer nada do tipo "mostrar na tela".
No próximo tópico vou deixar essa parte, como exibir essas variáveis e como obtê-las do usuário.
williamd1k0
williamd1k0
Regular
Regular

Masculino Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/04/2015
Localização : Paraná
Projetos : Ren'Py for Atom

https://github.com/williamd1k0

Ir para o topo Ir para baixo

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python) Empty Re: Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

Mensagem por tetsunochan 21.09.15 11:20

Você é muito organizado nos códigos isso é muito massa, ajuda bastante study Very Happy
tetsunochan
tetsunochan
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python) Empty Re: Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

Mensagem por williamd1k0 21.09.15 17:25

Pois é, é muito bom organizar o código justamente pra poder entender depois. As vezes você mesmo esquece o que aquele código faz, aí você dá uma lida rápida e já entende.

Outra coisa boa de se fazer é dar nomes para as variáveis que possa identificá-la facilmente, não precisa ficar economizando caracteres não xD
williamd1k0
williamd1k0
Regular
Regular

Masculino Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/04/2015
Localização : Paraná
Projetos : Ren'Py for Atom

https://github.com/williamd1k0

Ir para o topo Ir para baixo

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python) Empty Re: Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

Mensagem por Kloson 03.10.15 23:47

Gostei muito de sua introdução de Variáveis, muito bom :3
Tenho uma dúvida, é possível usar ponteiro em Python?
Kloson
Kloson
Moderador

Masculino Mensagens : 79
Data de inscrição : 25/08/2015
Projetos : Tempo Livre

Ir para o topo Ir para baixo

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python) Empty Re: Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

Mensagem por williamd1k0 04.10.15 2:27

Kloson escreveu:Gostei muito de sua introdução de Variáveis, muito bom :3
Tenho uma dúvida, é possível usar ponteiro em Python?

Cara, nunca tinha ouvido falar nesse termo até agora, aí fui dar uma pesquisada e é vi que é uma coisa meio particular da linguagem C. O que faz muito sentido já que eu sei zero de C.

Eu não entendi muito bem como funciona isso, pelo menos por enquanto, então nem saberia dizer o que tem de equivalente no Python. Mas dei uma pesquisada e diz que o tipo não existe nativamente em Python.
williamd1k0
williamd1k0
Regular
Regular

Masculino Mensagens : 82
Data de inscrição : 19/04/2015
Localização : Paraná
Projetos : Ren'Py for Atom

https://github.com/williamd1k0

Ir para o topo Ir para baixo

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python) Empty Re: Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

Mensagem por fackwer 01.02.16 13:45

Olá pessoal,

williamd1k0, eu gostei bastante da sua explicação.

Só pra esclarecer, não existe ponteiros em Python. Pela definição formal(Roubada do Google), ponteiros são: uma variável que contém um endereço de memória é uma variável do tipo ponteiro.

Python é uma linguagem de nível mais alta em relação ao C, então alguns recursos como a questão dos ponteiros não é padrão da linguagem. Very Happy
fackwer
fackwer
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python) Empty Re: Variáveis (Conceito e Sintaxe em Python)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos